Pesquisar este blog

Articulação política x manobrinha


Não foi a primeira vez que alguns vereadores se rebelaram contra o ex-governador Garotinho. Em outras rebeliões os nobres edis resolviam tudo com o líder em "casa". Dessa vez, pilhados pela mídia, resolveram desafiar o líder em público (veja aqui). E ai foi o erro. Esqueceram que o ex-governador Garotinho é um dos políticos mais articulados do país. 

Acostumado a desafiar velhas raposas da política brasileira, o ex-governador não teve dificuldade em mostrar seu poder de articulação para desmontar uma "manobrinha" por partes de alguns edis que queriam forçar qualquer tipo de negociação. 

O cientista político Francisco Ferraz, em seu site política para política, traz alguns ensinamentos de Maquiavel e Sun tzu: "Assim como sempre que possível, é você quem deve escolher seus inimigos, também é você quem deve escolher as brigas em que vai entrar.

Quem escolhe a briga, escolhe o inimigo, o momento, o terreno, as armas, e ocupa a ofensiva. Tem, portanto, todas as vantagens que estas escolhas outorgam.

Escolher o inimigo e decidir a briga é uma decisão estratégica que deve atender a 3 requisitos:

1. Possibilidade de vencer
2. Relevância das razões da briga
3. Possuir as condições para bancar o “ônus” da vitória

Mas se o político não tem os requisitos mínimos : “Nunca entre numa briga que não pode vencer”

    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: